Como comprometer a equipe para ganhar a confiança dos clientes
A confiança dos clientes se conquista aos poucos e nas atitudes do dia a dia. Manter um bom relacionamento com eles é fundamental, tanto do ponto de vista econômico quanto de imagem. Afinal, o cliente quer ser atendido com qualidade e rapidez, quer estar sempre bem informado, quer receber um produto de acordo com o que foi combinado, além de boa assistência pós-compra. O que ele não quer: perder tempo, lidar com pessoas mal-humoradas, ter prejuízo. Se o cliente é a razão de ser da empresa, nada melhor do que se esforçar e se dedicar para conquistá-lo, sem deixar que ele opte pela concorrência.
Em linhas gerais, para conquistar a confiança dos clientes é necessário pensar primeiramente nos seguintes pontos:
1) Comunicar de forma clara, simples, transparente e constante. Essa ação deve destacar as bases da relação entre a sua empresa com as do cliente e mostrar, acima de tudo, respeito ao consumidor. Importante manter também um canal de comunicação específico para que o cliente possa interagir a qualquer momento.
2) Atender às demandas com rapidez e precisão. Isso significa corresponder à expectativa do cliente, evitando que ele não seja atendido dentro do tempo do seu negócio.
3) Simplificar os processos burocráticos, porque geram perda de informação, retrabalho e desestimulam o negócio entre as partes (empresa e cliente).
4) Medir a satisfação do cliente com periodicidade definida para melhorar os possíveis aspectos negativos do atendimento e também para agregar novas iniciativas que tornem o relacionamento mais duradouro e eficaz.
5) Superar as expectativas do cliente com inovação e pró-atividade.
Comprometer a equipe para manter a qualidade no atendimento
O maior desafio sempre é engajar toda equipe de uma organização para garantir que o cliente sempre esteja satisfeito com o atendimento e prestação de serviços. Partimos então para um trabalho de conscientização e mudança de comportamento. Cabe a cada gestor um alinhamento com o objetivo de atrair e reter os clientes, para depois conscientizar e capacitar as equipes. A forma de agir do líder é muito importante. Os empregados costumam se espelhar no comportamento do gestor quando lidam com o cliente.
Seja um gestor que dá exemplos:
1) Fale com sua equipe sobre a importância de atingir a meta de reter clientes. Procure deixar claro que o comportamento inadequado de alguém do time que desagrade o cliente pode danificar a imagem que demorou meses ou até anos para ser construída e consolidada no mercado. Construir uma imagem positiva da empresa leva anos, mas pode em pouco tempo ser danificada.
2) Tente na medida do possível colocar-se no lugar dos outros da equipe, descubra os limites, as qualidades e os defeitos de cada um. Quando você conhece bem a equipe, saberá envolvê-la melhor.
3) Saiba ouvir as pessoas e dar retorno, busque soluções para os conflitos e esclarecimentos para as dúvidas. O time sentirá confiança e ficará mais comprometido com o trabalho.
4) Tenha claras as metas da empresa e as responsabilidades de cada um.
5) Além de avaliar o desempenho dos colaboradores, saiba quais são os níveis de satisfação deles. Observe-os sempre.
6) Demonstre otimismo no dia a dia. Essa atitude contagia quem trabalha a seu lado.
Implemente estratégias de retenção de clientes em sua organização e consulte um especialista para ajudá-lo na capacitação de sua equipe. Quanto antes reunir esforços para isso, mais equilibrados ficarão os resultados da companhia.
Quer saber mais?
Inscreva-se para nosso programa aberto Liderança Efetiva.