Como o reconhecimento pode ajudar a ampliar o comprometimento no trabalho
Muitas vezes, atuamos de forma muito focada e automática nas tarefas profissionais do dia a dia. E, assim, de forma involuntária, vamos deixando, para segundo plano, atitudes e iniciativas que possam contribuir para um ambiente de trabalho mais saudável, além de melhorar os resultados do negócio.
Para contar com uma equipe motivada, o gestor precisa reconhecer o que cada profissional faz de melhor, além de oferecer subsídios para desenvolvê-lo nas atividades que forem mais necessárias.
O reconhecimento gera motivação, mas não pode ser uma ação isolada. É uma soma de iniciativas que deve se desenrolar ao longo da carreira das pessoas. Para isso, é necessário formatar um plano que contemple um programa de reconhecimento.
Pequenas e simples atitudes podem significar muito mais ao colaborador e à equipe do que um bônus pontual, por exemplo. Para destacar os resultados do trabalho de alguém, que tal enviar um e-mail pelo sucesso realizado? Que tal entregar a ele um prêmio no final do ano? Ao valorizar um funcionário, a empresa cria condições para retê-lo em seu quadro de talentos, bem como, ampliar ainda mais seu comprometimento e desempenho.
Para que o gestor esteja sempre com ações de reconhecimento em seu radar, motivando os funcionários, destacamos alguns pontos:
1. Favoreça o aumento de motivação da equipe: desafie a equipe, ofereça informações relevantes, estimule a criatividade e a iniciativa, seja um facilitador das ações. Trabalhe com o grupo e para o grupo, divida responsabilidades, converse e ouça a equipe. Esteja aberto a novas ideias e demonstre confiança.
2. Expanda a comunicação por meio dos canais corporativos de comunicação, ofereça feedbacks periódicos para os colaboradores e peça feedback também. De acordo com o resultado obtido e nível de satisfação apurado, mude o que havia sido combinado, seja flexível.
A comunicação é fundamental porque deve alinhar objetivos, disseminar os valores da companhia, além de deixar claro o papel de cada profissional na empresa e o impacto de suas ações. A informação é um sinal de respeito aos colaboradores que almejam crescer na companhia e atuam alinhados a sua estratégia.
3. Trabalhe a percepção dos funcionários. Busque entender suas inseguranças, esclareça com transparência todas as dúvidas sobre possíveis crises, trabalhe nas fake news corporativas, quando houver. Sempre que possível, fale pessoalmente. Lembre-se que um profissional produz melhor e com qualidade quando confia no que a empresa diz e oferece e quando está em um ambiente que proporcione as melhores condições de trabalho.
4. Estimule o colaborador a desenvolver suas habilidades e competências. Mostre quais são os benefícios de entregar resultados superiores. Ajude o colaborador a ter uma agenda de desenvolvimento e entender que as entregas cotidianas são as melhores formas de desenvolvimento de competências – on the job training.
5. Trace metas à sua equipe: dê espaço para sugestões, verifique todas as necessidades, contribua com o sucesso e estimule o alcance dos resultados dos projetos. Lembre-se que as metas devem ser específicas, relevantes, atingíveis, mensuráveis e devem ter um prazo específico. A isso chamamos de metas SMART. Por fim, acompanhe e apoie cada funcionário no desafio de cumprir as metas acordadas.
6. Celebre o sucesso. Por meio dos canais de comunicação corporativos, sempre que adequado, divulgue os resultados positivos alcançados pela sua equipe, revele e premie os talentos. Mostre quais foram os impactos dessa conquista para a empresa. Contudo, não deixe de dar feeedback individualmente para aqueles que, por alguma razão, não se comprometeram ou não entregaram os resultados. Celebre o sucesso, mas trabalhe as consequências quando a equipe não apresentar uma boa performance.
7. Mantenha uma boa relação com as pessoas no trabalho, garantindo assim um bom convívio. Um ambiente em conflito causa estresse e desmotiva o profissional. O conflito é uma realidade na relação humana, mas a forma de dirimi-lo é que pode ajudar uma equipe a se fortalecer.
A competência mais impactante em qualquer organização é a de liderança. Trabalhar as lideranças nas organizações é fundamental para que a companhia cresça e possa manter os negócios rentáveis. Para contribuir com o desenvolvimento de líderes, existem hoje muitas alternativas. Caberá a cada empresa encontrar o seu caminho ideal para isso. A única coisa que não se pode fazer é o de agir como um líder laissez-faire.
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