Os Caminhos da Inteligência Emocional
Provavelmente já ouvimos falar sobre pessoas com maior “QI” (Quociente de Inteligência), aquelas que melhor se destacam entre as demais, inclusive profissionalmente. Porém, talvez você não saiba que existe um outro tipo de inteligência, que pode ser o grande segredo que está por trás de muitas pessoas de sucesso, a Inteligência Emocional.
Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar e lidar com suas emoções. Parece ser difícil entender, porém baseia-se em avaliar, perceber, compreender e administrar positivamente as emoções pessoais e também dos outros – pessoas próximas a nós – extraindo seus talentos, trazendo comprometimento aos objetivos e interesses comuns.
Para grande parte dos estudiosos do comportamento humano, a inteligência emocional pode ser considerada mais importante do que o conhecido “QI”. Cientificamente através de diversas pesquisas, é comprovado que pessoas emocionalmente inteligentes, em muitas das vezes, superam em até 70% as pessoas com altos níveis de “QI”. Isso significa que obter o controle emocional, saber avaliar antes de colocar em prática nossas conclusões, é capaz de nos fazer superiores aos “gênios” da turma, e com melhor destaque no ambiente de trabalho e nas relações pessoais.
Segundo estudos, a inteligência emocional é dividida nas seguintes habilidades:
• Autoconhecimento emocional
• Controle emocional
• Automotivação
• Empatia
• Desenvolver relacionamentos interpessoais (habilidades sociais)
Estas habilidades fazem das pessoas mais confiantes, focadas e comprometidas com seus objetivos, acima de tudo tornam-se mais adaptáveis e flexíveis.
A Harvard Bussines Review elencou alguns pontos característicos de pessoas com baixa inteligência emocional. Mas uma boa notícia, é possível reverter esse quadro, portanto, avalie cada um desses pontos e siga na direção da mudança!
• Você acredita que ter uma boa relação com as pessoas do seu trabalho não é algo importante.
• Você costuma projetar sobre as outras pessoas, as mesmas expectativas que tem sobre si mesmo.
• Tem a sensação de que os outros não entendem o que você fala e isso o frustra?
• Costuma culpar os outros pelos problemas que sua equipe de trabalho enfrenta.
• Surpreende-se quando as outras pessoas se sensibilizam com seus comentários e sempre acha que elas estão exagerando?
• Acha irritante quando alguém espera que você saiba como ele está se sentindo.
Vale resaltar também que as pessoas emocionalmente inteligentes não somente se destacam profissionalmente, mas vivem relacionamentos afetivos mais duradouros e estáveis, acima de tudo são mais saudáveis.
Equipe Oper Group
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