O que fazer em momentos de crise na carreira
Imagine o seguinte cenário: O desemprego está em alta, a empresa em que trabalha está com os resultados comprometidos e começa a cortar custos, podendo gerar demissões. Você está na companhia já há alguns anos e exercendo o mesmo cargo. Tão cedo não vê perspectivas na carreira diante desse período de crise. Há uma desmotivação generalizada e insegurança do que está por vir. O que fazer? Tudo, menos perder tempo.
Não fique esperando a crise passar nem a sorte bater à porta. Reflita sobre alguns pontos:
1. Como deseja sua vida profissional daqui para frente? Quer continuar na empresa em que atua? Como vê sua carreira nessa organização? Tenha claros os objetivos e veja o que precisa realizar para chegar lá. Desenhe seu futuro e seja dono dele. Se não quiser trocar de empresa ou se quiser ficar na mesma companhia, empenhe-se para entregar o melhor de sua performance. Procurar emprego empregado é muito melhor.
2. Evite se isolar. Converse com seus amigos e com colegas do mercado. Quem sabe surge uma ideia interessante de caminhos alternativos? Reforce sua rede de relacionamentos e observe se há ofertas de vagas compatíveis com o seu perfil profissional.
3. Faça uma avaliação de suas competências, limitações e habilidades. Busque qualificação para os pontos que precisam ser melhorados. Analise seu plano financeiro e invista em você: faça cursos de especialização, participe de treinamentos, mantenha-se atualizado. Nem sempre isso implica em custo. Há muitas atividades gratuitas, como alguns cursos presenciais e online, webinars e leituras. Responsabilize-se pela sua carreira e assuma a posição de protagonista do seu futuro.
4. Não se esconda da crise. Participe desse momento na empresa, faça sugestões a seus superiores, use suas competências para criar e inovar, coopere com a equipe.
5. Esteja aberto para o novo e controle a ansiedade. Não há o que temer se você já estiver fazendo a sua parte.
Se a sua decisão for superar a crise no emprego atual, ou trocar de emprego, ou achar uma oportunidade de trabalho, fica a dica: busque a ajuda de um coach que possui técnicas e ferramentas adequadas para conduzir esse processo. Além disso, esse profissional especializado poderá identificar alternativas com soluções assertivas para o seu futuro que talvez você ainda nem tivesse pensado.
Entre outras tarefas, o coach poderá:
Apoiar sua melhoria de desempenho na empresa e contribuir para aumentar sua competitividade profissional;
Aplicar metodologias que ajudem você a encontrar o autoconhecimento e desenvolvimento de potencialidades;
Ajudá-lo a tornar o seu currículo mais atraente, evidenciando suas realizações e seus pontos fortes;
Ajudá-lo a identificar possíveis obstáculos que surgirão pela frente no mercado em que deseja atuar e definir caminhos para superá-los.
Quer saber mais?
Inscreva-se em nosso Programa Aberto Planejamento e Gestão de Carreira.