O que é preciso para se tornar líder neste mercado de trabalho extremamente concorrido?
O dom de liderar nasce com a própria pessoa. Pode ser. Mas toda a liderança, nata ou não, precisa ser desenvolvida, aprimorada, seja por meio do autoconhecimento ou por treinamentos, cursos, coaching, entre outros. Muitas vezes, um líder é descoberto pelo seu gestor que aposta em seu potencial e investe no desenvolvimento de suas habilidades.
O exercício pleno da liderança extrapola traços de personalidade. Ele requer um planejamento para se desenvolver, que engloba facilidade de comunicação, negociação, visão estratégica, carisma, protagonismo, espírito motivador.
Ter líderes certos nos lugares certos nem sempre é fácil. Muitas organizações ficam paralisadas em situações nas quais as pessoas apelam por ser dirigidas, porque se sentem imobilizadas e desorganizadas quando não estão sendo orientadas. Por isso, a liderança é necessária em toda empresa que persegue o sucesso. E sabemos que o mercado sempre está à caça de profissionais líderes que possam agregar suas competências ao negócio.
E quais são as competências que fazem a diferença no mercado de trabalho?
Qualificação é apenas um item nos dias de hoje. A diferença está na atitude de comprometimento, no saber trabalhar em equipe, comunicar-se, influenciar pessoas, agir com inteligência, ser resiliente e, acima de tudo, saber respeitar as diferenças. Assim, chegamos a uma fórmula quase mágica: conhecimento mais habilidade mais atitudes certas é igual ao caminho para se tornar um grande líder. No entanto, é preciso ficar atento e acompanhar as necessidades de mudanças constantes. Atualizar-se e investir na carreira são palavras de ordem para quem quer se manter e progredir no mercado, que precisa de profissionais capacitados para resolver problemas cada vez mais complexos.
Importante que o profissional trace planos claros ao longo de sua carreira e saiba aonde quer chegar, tenha capacidade para aprender, desenvolva, atualize e exiba competências, amplie conhecimentos e expanda sua rede de relacionamentos.
As teorias das lideranças
Algumas teorias buscam esclarecer o agir do líder e a influência que ele exerce a determinado grupo. Veja a seguir:
Teoria dos Traços: o líder é identificado pelos seus traços de personalidade, como inteligência emocional, comprometimento e responsabilidade, proatividade, entre outros. Reconhece a liderança como nata.
Teoria Situacional: trata-se do profissional que lidera de acordo com o projeto em andamento, as necessidades, a equipe e a situação da empresa. Destacam-se em seu perfil, a maturidade e o espírito motivador.
Os diversos tipos de líder e suas características
Exigente: experiente, crítico, observador, perfeccionista, detalhista, inspira segurança.
Autocrático: centralizador, decide sozinho, oprimindo seus subordinados, e, consequentemente, não valorizando as competências e o resultados da equipe.
Liberal: delega as tarefas à equipe, entregando autonomia e motivação, e quase não interfere em seu trabalho, demonstra confiança aos subordinados.
Visionário: otimista, antecipa-se às tendências, empreende, estuda as futuras reações do mercado, reconhece as competências da equipe, motivando-a sempre.
Democrático: ouve a equipe e a estimula a participar de decisões importantes, dividindo a responsabilidade entre os integrantes.
Motivador: demonstra confiança e otimismo, motiva a equipe.
Técnico: possui muito conhecimento e capacidade técnica, é seguro e exemplar.
Líder-Coach: delega tarefas de acordo com as capacidades individuais, desafia e motiva, estimula o trabalho em equipe, deixando-a confiante.
Desenvolver a liderança
Para transformar-se em um líder capaz de ensinar, delegar, acompanhar, inspirar e mobilizar os colaboradores que as empresas procuram, busque apoio nas empresas especializadas em programas e formações de desenvolvimento de habilidades de liderança. Isso é fundamental para profissionais que querem estar à frente no mercado e também às organizações que desejam formar líderes para se fortificar diante da concorrência.
Além de instrumentalizar cada líder com ferramentas modernas de gestão, o especialista poderá apoiá-lo em seu desenvolvimento comportamental e de competências técnicas. Trabalhar a liderança efetiva é garantir que os participantes tenham acesso a conhecimentos específicos, práticas e ferramentas que lhes permitam ser realmente assertivos no desempenho de suas atribuições – estratégia, pessoas, processos e recursos.
Se você já é um líder, pode experimentar tornar-se um líder-coach, para atuar como protagonista na gestão e desenvolvimento de profissionais em suas organizações, além de priorizar a formação de equipes de alto desempenho, capacitando-as a lidar com diferentes situações no trabalho de forma eficaz e positiva.
Quer saber mais?
Inscreva-se em nosso Programa Aberto Líder-Coach.
http://lider-coach.opergroup.com.br/