A Importância da Liderança
Por força do meu trabalho, todos os dias estou em organizações discutindo caminhos para aumentar engajamento e produtividade dos colaboradores.
Converso com CEOs, diretores e com profissionais de Recursos Humanos que não sabem o que fazer para comprometer as pessoas.
Realmente não é uma tarefa fácil. Não parece razoável acreditar que as pessoas querem correr riscos de perder o emprego, ainda mais em um momento tão complexo como o que estamos passando no Brasil.
Contudo, o que vejo é que as pessoas não estão conscientemente descomprometidas. Elas estão com o sentimento de que estão fazendo a sua parte. É como se estivessem casadas há 30 anos e já não tem mais a excitação do início do casamento.
Há estudiosos que dizem que a motivação de um novo funcionário dura perto de seis meses. Depois disso há um desencanto do profissional contratado. Ele passa a se comportar como a média dos que já estão na organização, torna-se mais um.
A monotonia, a pressão pelo urgente, a liderança mal preparada, tudo isso vai tirando das pessoas o brilho nos olhos – a vontade de fazer algo a mais.
Muitas empresas escolhem fazer ações de treinamento que, isoladamente não funcionam. É comum, durante o próprio treinamento, os grupos ficam pensando que nada daquilo faz sentido, que não será possível aplicar aquilo tudo na organização.
Ganharam sementes novas para solo infértil.
Minha experiência diz que, só com a gestão forte de um conjunto de variáveis será possível reverter um cenário de falta de comprometimento.
Antes de tudo, devemos saber, por meio de técnicas, como pesquisas de clima, quais são os sentimentos e as opiniões dos profissionais da organização.
Entretanto, isso só deve ser feito se a organização for atuar naquilo que o grupo de colaboradores apontar como não adequado, como negativo na construção de um clima positivo.
Caso contrário, perderá a credibilidade junto aos seus colaboradores.
Além disso, a organização deve entender que a liderança de sua organização é a peça chave para a solução de problemas de clima e engajamento.
Não adianta nada grandes campanhas de comunicação, se os líderes não estiverem comprometidos com um modelo de liderança que vá ao encontro daquilo que estrategicamente foi escolhido pela empresa como modelo de liderança.
A liderança é a peça mais importante para que uma organização seja atraente para profissionais talentosos, para manter estes talentos na organização, mas, principalmente para garantir que estejam no melhor da sua performance e que entreguem seus objetivos.
Acontece que, ainda hoje, as organizações não preparam seus líderes para estes desafios. Muitas vezes transformam profissionais em gestores de pessoas e não se preocupam em como preparar estas pessoas para lidarem com a dimensão humano no trabalho.
O resultado é o aumento do stress, das doenças emocionais e psicológicas, além de outros problemas como falta de engajamento e turn over.
Entretanto, existem bons exemplos de organizações que estão conscientes desta realidade e que estão se esforçando para muda-la.
Quem viver, verá!!!