Gestão de carreiras para as profissões do futuro
Prepare-se. Amanhã faremos parte de um ambiente mais diversificado, extremamente conectado e robotizado. Estamos partindo para um futuro em que as oportunidades profissionais atuais serão cada vez mais raras à medida que a tecnologia evolui e dá lugar a novas especialidades. Vamos entrar em um cenário complexo, respirar em uma sociedade do conhecimento. Seremos medidos pela entrega de nossos resultados e, para isso, teremos de participar de todo movimento de aprendizagem que melhore o nosso desempenho profissional, e consequentemente, organizacional. O profissional deverá, daqui para frente, estar aberto ao processo contínuo de aprender rapidamente e se qualificar, readaptando-se às inúmeras demandas do mercado.
Para embarcar na carreira do futuro não basta ter uma formação sólida e domínio de vários idiomas. Será preciso extrapolar a especialidade já sedimentada pelos estudos e pela experiência. O futuro vai exigir de todos nós uma força de trabalho adaptável e habilidades que talvez ainda não estejam desenvolvidas o suficiente, como inteligência emocional, flexibilidade, raciocínio rápido, perfil analítico e colaborativo, além de uma grande vontade de aprender.
Estaremos cada vez mais íntimos da tecnologia. No entanto, nosso talento precisa ser robusto e inovador para conduzirmos todas as mudanças e sustentar o crescimento dos negócios. As organizações vão reter pessoas com perfil protagonista na gestão de suas carreiras.
Como o profissional pode planejar sua carreira e ser protagonista de sua própria mudança? Veja alguns pontos que precisam ser trabalhados para gerir sua própria carreira:
Seja o responsável pelo rumo que quer seguir no mercado de trabalho;
Verifique se seus objetivos profissionais estão alinhados aos objetivos organizacionais;
Estabeleça metas para sua trajetória profissional;
Identifique quais qualificações e competências-chave serão necessárias para alcançar a meta e assumir novas posições na empresa e, se necessário, busque capacitação;
Construa uma boa reputação, seja proativo, compartilhe conhecimento, agarre os desafios e esteja aberto para receber novas ideias e opiniões;
Fique atento a tudo o que precisa ser melhorado e tome iniciativas;
Busque apoio de seu gestor, conte a ele seus objetivos e seu plano para alçar voo;
Importante: sempre atualize sua rede de contatos e acompanhe o movimento do mercado de trabalho, principalmente relacionado ao segmento em que atua.
O profissional que faz a gestão de sua carreira pode ainda buscar orientação de empresa especializada nessa competência. Juntos, poderão levantar as prioridades e traçar um plano de ações e de desenvolvimento com muito mais chances de êxito.
Quer saber mais?
Inscreva-se em nosso Programa Aberto Planejamento e Gestão de Carreira.