Como formar times de alta performance
Um time de alta performance é aquele que age em conjunto, demonstra elevada competência e forte comprometimento com valores, visão, objetivos e engajamento da empresa e, dessa forma, gera resultados consistentes. Essa equipe funciona em sua plenitude: seus participantes se completam com a diversidade e multiplicidade de conhecimentos e são comprometidos com o sucesso um do outro.
Formar uma equipe nesse estágio de evolução requer tempo e investimentos em treinamentos corporativos. Normalmente, eles são realizados por consultorias especializadas que fornecem as ferramentas mais adequadas ao negócio. Mas a efetividade do desempenho a ser alcançado está nas mãos da liderança, cujo papel é estimular o autoconhecimento e aprendizado contínuo do time.
Líder influencia na superação de resultado e é visto como exemplo pela equipe
Na retaguarda de todo time de alta performance tem um líder que escala os profissionais certos para entrar em campo, que inspira cada um a superar os desafios, que compartilha a visão da companhia e se engaja com todos para alcançar a meta.
É essencial que o líder conheça cada integrante de sua equipe, seus gostos e anseios, e construa um relacionamento de confiança e de comprometimento, evitando também conflitos entre os profissionais. Quanto mais harmonioso for o ambiente de trabalho, mais elevados serão os níveis de criatividade, inovação e empenho das pessoas.
O papel da equipe é definido pelo líder de acordo com o perfil de cada colaborador, que deve sempre estar preparado para eventuais mudanças no cenário. Para que nada chegue de surpresa, é saudável promover reuniões de revisão e análise do que já foi planejado e traçar novas metas, caso seja necessário. O foco nunca pode ser esquecido: gerar avanços significativos para a companhia.
Cliente satisfeito é mais um sinal de que a equipe é coesa e comprometida
Para consolidar o trabalho da equipe de alta performance, as atenções precisam estar voltadas para a qualidade do produto e o prazo que ele chegará ao cliente. Nesta fase, a missão do time estará quase cumprida. Se não houver nenhum problema nesse percurso, está garantida a satisfação do cliente. Como saber? Aplicando uma pesquisa para que erros possam ser corrigidos e implementadas melhorias.
Caso haja problemas com a qualidade do produto ou entrega, a equipe deve ser mobilizada para investigar os pontos fracos e corrigi-los em sua origem para que não voltem a acontecer.
A equipe de alta performance está sempre se reinventando e sanando os possíveis problemas desde a sua raiz. Isso evita acertos paliativos e aumento de custos operacionais. Daí vem a recompensa: clientes totalmente satisfeitos e fidelizados!
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