Estratégias mais utilizadas para aumentar vendas
As vendas são o coração de uma companhia. Assim como ele bombeia sangue para todo corpo, retirando e distribuindo substâncias, as vendas têm o papel de comercializar produtos ou serviços, coletar as demandas do mercado para novas produções e também analisar as necessidades dos consumidores e clientes.
O coração não para de trabalhar, bate de 60 a 100 vezes por minuto. As vendas também têm um ritmo contínuo de prospecção de novos clientes, fidelização dos atuais, previsão de venda, fechamento de negócio, argumentação técnica e comercial, entre outras funções.
As vendas precisam contar com estratégias que permitam à companhia alcançar resultados. Isso quer dizer que é necessário elaborar um plano focando metas para aumentar os lucros sobre as vendas de produtos e serviços. Sem estratégia, dificilmente uma empresa terá fôlego para sobreviver em um mercado altamente competitivo e de elevada concorrência.
As estratégias de vendas precisam sempre ser reajustadas e adaptadas de acordo com as mudanças e demandas do mercado, com a evolução da empresa, com o lançamento de produtos ou introdução de novos serviços. Imprescindível que a equipe que opera as vendas seja treinada e conte com profissionais capacitados.
Fique atento: a forma como o cliente é atendido vai influenciar fortemente na finalização ou não da compra, por mais que o produto ou serviço apresente uma excelente qualidade.
As estratégias mais importantes para aumentar as vendas são:
1. Conhecer o perfil de seu público-alvo (hábitos, gastos, onde frequentam. escolaridade etc.): prestar atenção no comportamento do consumidor e adaptar-se às necessidades dele.
2. Após descobrir as preferências dos clientes, personalizar o atendimento e, se possível, o produto.
3. Oferecer produtos para serem experimentados pelo cliente. Observar e anotar a opinião dele a respeito.
4. Apresentar as vantagens e os benefícios oferecidos pelo produto ou serviço é uma forma de criar um sentimento de necessidade no cliente para que possa fechar o negócio.
5. Utilizar as mídias sociais para manter uma conexão com o cliente. É uma oportunidade para mostrar os novos produtos e serviços, as promoções e falar um pouco do perfil institucional, bem como os aspectos de responsabilidade social, ambiental e econômica da companhia. Trata-se de valor agregado ao produto e serviço oferecido pela empresa.
6. Ser autêntico e ético. Colocar-se no lugar do cliente e sempre fazer o seguinte exercício: estar ciente de todas as possíveis dúvidas e críticas a respeito do produto, antes de apresentá-lo aos clientes. Esta é uma das formas de se preparar para as vendas mais difíceis e de contornar possíveis objeções.
7. Saber quem são os concorrentes diretos e indiretos e a qualidade dos respectivos produtos. O que você produz, ou sua política comercial, precisa ter um diferencial em relação aos concorrentes e deve ser levado ao conhecimento do cliente.
8. Ficar de olho nas tendências do mercado, afinal elas se renovam todos os dias e seu produto precisa acompanhar as mudanças.
9. Buscar sempre novos clientes, desenvolvendo formas diferenciadas de prospecção.
10 Comemorar as vitórias com a equipe, estimulando-a constantemente a bater os resultados.
Quer saber mais?
Conheça nossos programas abertos de educação executiva.