Como apoiar a aceleração de carreira dos funcionários
Vamos partir do pressuposto que você, líder, conte com uma equipe comprometida e competente para dar retorno financeiro à companhia. Mesmo levando em conta a diferença de gênios e diversidade de perfis, que pode resultar em alguns conflitos internos, você está satisfeito com as pessoas com as quais trabalha. Se o time funciona tão bem assim, é preciso nutri-lo cada vez mais por meio de ações que o estimule, desafie e, principalmente, o reconheça. Dessa forma, é possível criar um processo sustentável de engajamento na companhia e reter talentos.
O ideal é não perder o momento em que o funcionário começa a se abrir para o novo, apresentando nitidamente inquietude, vontade de aprender mais e saber até onde pode chegar. Antes que o colaborador fique sem respostas e estímulos para essas questões e comece a ensaiar os primeiros voos, o líder tem que agir. O primeiro passo é estabelecer uma relação de confiança com o funcionário. Importante que o profissional esteja seguro, que sinta que é amparado por um líder que leve a sério o seu futuro na empresa.
Instigar discussões com os colaboradores em relação à carreira é uma iniciativa importante da liderança. Por meio de planejamento de carreira, poderá traçar uma linha de sucessão adequada, além de contar com um time completo e preparado. O gestor precisa promover diálogos sobre o assunto, mesmo que ainda não haja um plano de carreira oficial na companhia. Ele deve analisar a estrutura organizacional, as atribuições e os requisitos de cada função, o potencial de seu quadro de funcionários e buscar os perfis mais aptos ou que podem ser moldados às oportunidades na empresa.
O gestor precisa ser claro e transparente com o time ao esclarecer esses pontos. Há muitos colaboradores que têm vontade de crescer na carreira e, muito provavelmente, na empresa em que atua. O líder precisa ter conhecimento desse desejo para elaborar formas de apoiar o profissional, ajudando-o a identificar os pontos fortes e trabalhando para que seus pontos fracos não o prejudiquem além do normal.
Plano bem definido de carreira e corretamente utilizado eleva a competitividade da empresa
A companhia que possui um plano de carreira estruturado, devidamente disseminado entre todos os colaboradores, tem mais chances de reter os seus profissionais.
O método engloba discussão de carreira, feedbacks de desempenho e reorganização do organograma da empresa. Além disso, é uma iniciativa que integra as equipes. O plano de carreira eficiente é aquele que, inclusive, oferece apoio à recolocação no mercado do funcionário que está sendo desligado da empresa.
Muitos gestores são míopes aos custos enormes do turn over e não se preocupam em encontrar caminhos que satisfaçam seus colaboradores. Mas fica aqui a dica: o aprimoramento de iniciativas para melhorar o ambiente de trabalho e torná-lo produtivo deve ser um exercício constante na vida corporativa.
Quer saber mais?
Conheça nossos programas abertos de educação executiva.