O futuro das carreiras
O mundo está cada vez mais digital e automatizado. Robôs e máquinas inteligentes vão ocupando os lugares das pessoas em diversas funções, principalmente, nas demandas operacionais ou tarefas repetitivas. Computação em nuvem, big data e internet das coisas ganham proporções gigantescas, dinamizando o dia a dia de vários segmentos, como o da indústria e da educação. Já temos consciência que a tecnologia nasceu para ficar e revolucionar o mundo dos negócios. Acompanhar a velocidade desse crescimento chega a ser regra para quem quer ser competitivo e garantir a produtividade.
Como é que toda essa novidade pode afetar o cotidiano de sua carreira? Você está pronto para viver constantemente em transição? Uma coisa é certa: não podemos nós, seres humanos, ser a engrenagem dessas máquinas. Temos de ser os condutores da mudança. Fazemos a diferença porque temos habilidade e talento, além de carregarmos em nossa genética a capacidade de adaptação.
O homem é o principal fator por qualquer avanço, expansão e lucratividade no trabalho, e ele absorverá cada vez mais as funções estratégicas, como o controle de projetos.
Um olhar para o futuro
As profissões e carreiras terão de se moldar às demandas que forem aparecendo no mercado. Por isso, o profissional precisa estar preparado para os momentos de transição e pensar em outros rumos em sua trajetória técnica, ou incluir uma nova carreira e ampliá-la. Inclusive, deve pensar na possibilidade de sua atuação não estar mais relacionada a sua formação acadêmica, com o objetivo de expandir o conhecimento nos resultados do trabalho.
A sensibilidade de saber a hora de mudar deve estar pulsante, principalmente, no radar de cada líder em relação a sua equipe. Reconhecer os bons profissionais e abrir caminhos para conquistarem novas metas são dois importantes papeis dos líderes.
Quais os pontos a serem perseguidos pelo líder?
Ter clara uma política de retenção de talentos;
Planejar ações para motivar a equipe e destacar a importância do papel de cada um na organização;
Observar os empregados que nitidamente estão comprometidos com os resultados da empresa e apresentam um perfil colaborativo e resiliente;
Comunicar com clareza quais são as oportunidades de promoção na companhia;
Oferecer desenvolvimento às pessoas que têm chance de carreira;
Aplicar o job rotation para a equipe adquirir de forma saudável novas habilidades;
Apoiar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, para evitar o estresse e favorecer a qualidade de vida do profissional;
Elaborar um plano de sucessão para a equipe.
Atenção às tendências
O mercado sempre está a sinalizar as futuras tendências para serviços e carreiras. E a recomendação é ficar de olho para se antecipar à concorrência. Consultorias especializadas em análise de mercado podem ajudar nessa tarefa, projetando possíveis cenários, além de apontar as competências profissionais que serão necessárias na companhia, bem como sugerir formatos de capacitação.
Ao contrário do que muitos pensam, não basta saber um pouco de tudo de forma superficial nesse mundo moderno. O profissional precisa se especializar, descer aos detalhes, conhecer ponto a ponto o serviço ou produto que entrega ao cliente, além de ter respostas sustentadas e soluções criativas aos desafios que vão aparecendo no caminho.
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